O que é a liberdade?



Me fizeram uma pergunta esses dias que me fez repensar todas as coisas que já fiz nessa vida,
planejamentos, acontecimentos, presente, passado e provável futuro. Vocês devem estar se perguntando qual foi essa suposta pergunta que tanto me intrigou, pois bem o tema é justamente a misteriosa pergunta...

O que é a liberdade?

Juro que no momento fiquei sem saber o que dizer, mas hoje logo depois de tanto pesquisar, percebi que na verdade todo ser humano não sabe o que é a verdadeira liberdade, bom eu sou católica e tem um trecho da bíblia que eu gosto bastante, fica lá em Gálatas 5:1 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou, mas será que estamos sendo livres realmente?
Será que não estamos nos deixando levar pela sociedade esquecendo que podemos nos desprender e viver da maneira que bem entendermos?

Desde pequena me ensinaram que mulher tem que ser reservada, quieta, tímida e que mal conversa com as pessoas, fui dessa maneira até me engessar na faculdade e perceber que não é bem dessa maneira que devemos agir...
Desde pequena fui ensinada pela mídia que "mulher gorda não tem seu lugar" e que para ser bonita você precisa ser anoréxica...
Desde pequena fui ensinada que tatoo é pecado e que eu queimaria no inferno se engravidasse sem casar...
Desde pequena fui ensinada a ser dona de casa, mesmo sonhando em ser outra coisa...
Desde pequena fui ensinada que  cabelo cacheado é feio e que precisava sempre alizar meu cabelo para me encaixar no meio da sociedade...
Desde pequena fui ensinada que não posso cometer erros e ser sempre a perfeitinha...

E sabe de uma coisa?

Isso não é ser livre...

A liberdade é constituída por você e mais ninguém, a sociedade vem nos controlando a gerações e não fizemos nada para impedir, mas se abrirmos os olhos para enxergar que você vai muito mais além que da beirada do mar, as coisas mudariam...
A liberdade é você poder se vestir como quer, usar o cabelo que bem entender, se sentir a vontade com seu corpo, cantar para todos ouvir, pular, fazer loucuras, beber, badalar, usar aquele jeans velho, raspar a cabeça, sem se importar com o que vão dizer, afinal você é livre para ser você.

Se liberte do que te prende, viva, curta, sorria, voe, tire as correntes...

                                                                     SEJA LIVRE
                                                                     SEJA VOCÊ

 

7 comentários:

  1. Algo que sempre me ensinaram é que a nossa liberdade termina onde a do outro começa! uma frase simples que pode melhorar o pensamento de muita gente

    ResponderExcluir
  2. As vezes precismos ler coisas assim para perceber que a vida é mais do que seguir padrões!

    ResponderExcluir
  3. De várias perspectivas, ainda não me considero livre. Todos os dias me sinto acorrentada, presa a opiniões alheias de pessoas que talvez nem o meu bem querem. Tento constantemente sair disto que digo ser um ciclo vicioso,mas ser livre, é para as pessoas corajosas, quem sabe, talvez eu seja livre daqui a alguns anos e prove o doce gosto da liberdade :´( ótima postagem, altamente reflexiva!

    ResponderExcluir
  4. Tenho um conceito diferente, mas é legal conhecer novos e diferentes pensamentos!!
    Amei o seu blog, parabéns!! Sucesso, bjs

    ResponderExcluir
  5. Seja você mesmo que que seja estranho.
    Essa frase resume muito a minha vida.
    Beijos da Tati <3

    ResponderExcluir
  6. Que reflexão legal! Realmente precisamos pensar se somos completamente livres ou se estamos sempre presos a alguma "ditadura" das mídias. Por um tempo achava que tinha a "liberdade" de ter os cabelos lisos, puro engano, quando me dei conta, estava escravizada pelo alisante e chapinha. A melhor coisa que fiz foi assumir meus cachos e me sentir livre de verdade! Gostei do post. Abraços e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  7. Caraca, estou cassando uns textos diferentes nos blogs e vendo o que andam aprontando pela web e estou gostando de ver. Emponderamento, liberdade estou sentindo muito Girl Power, e isso está me deixando orgulhosa. xD
    Você falou um ponto importante, nós sempre estamos tentando sermos aceitos socialmente, mas, quando encaramos os fatos temos plena certeza de que jamais seremos aceitos totalmente, a sociedade ainda vai demorar um pouquinho para caminhar para o respeito e a harmonia entre todas as diferenças. E gostei ser você mesmo é o que te liberta de toda essa loucura em que vivemos, é o que nos faz feliz de verdade né? Nossa verdadeira essência. :)

    https://j-informal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir